Coordenador : Anna Christina Pinho de Oliveira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388782.2199.301509.31012023
Departamento/Setor: HUAP
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Embora o ênfase deste projeto de extensão sejam as ações diretamente relacionadas os pacientes sintomáticos respiratórios, pela sua possibilidade de disseminar tuberculose, o público alvo dessa atividade é composto por todo e qualquer paciente internado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), assim como alunos, técnico-administrativos, profissionais de saúde e professores que frequentem o hospital. As medidas preventivas de contaminação contemplam a todos os pacientes e a população flutuante do nosocômio. Pacientes com suspeita de tuberculose de difícil confirmação diagnóstica são encaminhados pela rede pública para o HUAP. Por se tratar de um hospital terciário, há exames disponíveis restritos ao HUAP, justificando esse perfil de assistência. O processamento desses materiais obtidos são acompanhados até a liberação dos seus resultados, inclusive aqueles que demoram dois meses para serem concluídos. Caso o diagnóstico de tuberculose se confirme, esse paciente é contactado e encaminhado para realização do tratamento na unidade de referência próxima ao seu domicílio. A população leiga também pode ser contemplada através das atividades remotas, aprendendo conceitos básicos de tuberculose. Acadêmicos de medicina poderão consolidar seus conhecimentos teóricos sobre tuberculose e aprenderão mais sobre a avaliação diagnóstica através da imagem, com ênfase na avaliação da radiografia de tórax, através de atividades remotas.
Local de atuação: Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP As atividades remotas são realizadas em plataformas digitais de amplo domínio público.
Objetivo
Objetivo Geral Desenvolver e implantar técnicas efetivas de prevenção e controle da tuberculose no âmbito do HUAP, além de levar informações sobre tuberculose para população leiga e incrementar o conhecimento sobre tuberculose para os alunos de medicina, ambas de forma remota. Objetivos das Atividades no HUAP 1. Realizar precocemente baciloscopia (BAAR) dos materiais obtidos; 2. Efetuar a identificação precoce do paciente internado com a possibilidade de tuberculose doença; 3. Promover o isolamento respiratório em todo paciente sob suspeita de Tuberculose Pulmonar no momento da internação; 4. Monitorar medidas administrativas, aquisição e distribuição de insumos, além da adequação da qualidade dos isolamentos respiratórios; 5. Informar e orientar os pacientes externos, caso algum exame complementar tenha sido compatível com tuberculose ; 6. Efetuar o treinamento em serviço do controle da Tuberculose Hospitalar para funcionários, professores e discentes em atuação no HUAP; 7. Reduzir o adoecimento de profissionais de saúde por tuberculose e, em segunda etapa, redução da viragem de PPD 8. Aplicar e realizar a leitura da Prova Tuberculínica (PPD); 9. Garantir a qualidade do escarro colhido na investigação diagnóstica da tuberculose. Objetivos das Atividades Remotas 10. Viabilizar a participação da sociedade civil nas estratégias de enfrentamento da tuberculose; 11. Garantir informações básicas que possibilitem o entendimento da tuberculose doença; 12. Identificar as principais dúvidas da população-alvo e privilegiar esses esclarecimentos a cada encontro, de forma customizada àquele grupo de ação; 13. Facilitar a construção desse conhecimento, possibilitando que esses cidadãos ajudem a multiplicar informações com qualidade; 14. Identificar novos casos de tuberculose através das suas principais manifestações, conforme discussão do grupo; 15.Contribuir para a minimização da disseminação dessa doença a partir do entendimento de medidas de prevenção possíveis; 16. Desconstruir equívocos, preconceitos e conceitos ultrapassados relacionados a tuberculose; 17. Consolidar, através de oficinas, os conteúdos teóricos sobre tuberculose junto aos alunos de medicina; 18. Ensinar avaliação radiológica aos estudantes de medicina, com ênfase nas imagens clássicas que sugerem o diagnóstico de tuberculose; 19. Estimular as relações dialógicas entre os diferentes públicos alvo e os representantes da universidade envolvidos nas atividades remotas.
Resumo
O Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar (PCTH) do HUAP, em atividade desde 2006, procura reduzir a possibilidade de infecção e adoecimento por Tuberculose (TB) entre pacientes, alunos, técnico-administrativos, profissionais de saúde e professores. O Programa atua através de Medidas de Biossegurança: identificação precoce de possíveis infectantes através da busca ativa de sintomáticos respiratórios internados no HUAP, visando identificação precoce de possíveis infectantes; controle de fluxo de pacientes externos em investigação diagnóstica e informação técnicas aos profissionais de saúde; Medidas Ambientais de Engenharia: ações que restrinjam a disseminação aérea do bacilo pela exaustão do ar e isolamento dos suspeitos ou doentes internados no HUAP; Medidas de Proteção Respiratória Individuais: utilização de respiradores para proteção individualizada. Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, foi acrescentada uma atividade remota junto a população leiga. Os principais objetivos desses encontros são: levar informação de qualidade de forma acessível a todos, possibilitar a suspeição diagnóstica após o conhecimento dos sintomas mais comuns e desconstruir mitos infundados relacionados a tuberculose, sempre buscando uma interação dialógica entre os envolvidos. Sabendo-se que o escarro é o principal matéria utilizado na investigação diagnóstica da tuberculose, em 2022, uma série de medidas começaram ser implementadas buscando uma melhor qualidade no material coletado. O principal objetivo aqui, é tentar aumentar a positividade dos exames realizados. Para 2023, o grupo pretende trabalhar com os alunos da medicina da UFF e outras escolas, através de oficinas prioritariamente remotas, objetivando consolidar os conteúdos teóricos e dar ênfase a avaliação radiológica da tuberculose.